Associação Brasileira de Enfermagem

4ª Jornada Gaúcha sobre Envelhecimento

4ª Jornada Gaúcha sobre Envelhecimento: Enfermagem e Multidisciplinaridade

14 e 15 de junho de 2019

LOCAL

Auditório da FADERGS, Rua Riachuelo, 1257, no Centro Histórico, em Porto Alegre.

Estacionamento Conveniado ao Evento
Rua Riachuelo ,1252
Diárias sexta-feira R$ 20,00 e Sábado R$ 10,00.

 

Programa

Horário

        14/06/19

07h30 – 08h00

Credenciamento

08h00 – 08h30

Abertura 

08h30 – 09h30

Promoção do Envelhecimento Saudável

Aspectos psicológicos: Simone Bracht Burmeister

Aspectos físicos: Andre Ribeiro 

Discussão

09h30 – 10h00

Intervalo/Exposição de pôster

10h00 – 11h00

Inovações e tecnologias assistivas na área do envelhecimento I

Na odontogeriatria: Rejane Eliete Luz Pedro 

Na suplementaçao nutricional: Renata Breda Martins

Discussão

11h00 – 12h00

Inovações e tecnologias assistivas na área do envelhecimento II

Na higiene corporal: Claudete Viaziminski

Na fisioterapia: Marlon Cássio Pereira Grigol

Discussão

12h00 – 13h00

Intervalo

13h00 – 13h30

Exposição de pôster     

13h30 – 14h30

A pele na velhice

Skin tears, prevenção e tratamento: Juliana Balbinot Reis Girondi

Enfermagem podiátrica:  Beatriz Hoppen Mazui

Discussão

14h30 – 15h30

O idoso pode decidir sobre a sua vida/saúde?

Interdição da pessoa idosa e a curatela: Luis Gustavo Pedroso Lacerda

Abordagem da finitude na prática profissional: Cristiane Moro dos Santos

Discussão

15h30 – 16h00

Intervalo/Exposição de pôster

16h00 – 17h00

Sexualidade na velhice

Psicologia: Jamile Quartier

Enfermagem: Maria Cristina Sant’Anna da Silva

Discussão

17h00 – 18h00

Espiritualidade

Geriatria: Carlos Eduardo Durgante

Enfermagem: Marta Georgina Oliveira de Góes

Discussão

 

 

Horário

 15/06/19

08h30 – 09h30

Prática integrativa complementar em saúde (PICS) no cuidado às pessoas idosas

Marcia da Silva Jacobsen

Discussão

09h30 – 10h00

Intervalo/Exposição de pôster

10h00 – 11h55

Cuidados paliativos

Lucio Rodrigo Lucca de Camargo

Nutrição em cuidados paliativos

Valéria Baccarin Ianiski

Hipodermóclise

Rosmari Wittmann Vieira

Discussão

11h55 – 12h00

Encerramento

 

 

 

Valor DE INSCRIÇÃO

Categoria

Até 30/4

Até 31/5

Até 11/6

Profissionais de nível superior

R$150,00

R$170,00

R$190,00

Profissionais de nível técnico

R$60,00

R$70,00

R$80,00

Residentes e estudantes de pós-graduação (enviar comprovante matrícula)     

R$80,00

R$100,00

R$120,00

Estudantes de graduação/técnico (enviar comprovante matrícula)

R$50,00

R$60,00

R$70,00

Estudantes de graduação da FADERGS (enviar comprovante matrícula)

R$40,00

R$50,00

R$60,00

Sócios da ABEn-RS adimplentes em 2019 são isentos de pagamento

 

 

DADOS PARA PAGAMENTO

Depósito bancário no Banco do Brasil

Agência 1249-1

Conta 24591-7

CNPJ 33989468/0025-87

 

 

POLÍTICA DE DESISTÊNCIA E REEMBOLSO

Apenas os pedidos formalmente encaminhados à ABEn-RS, dentro do prazo de até 30 dias antes a realização do evento, farão jus a devolução do valor de inscrição pago. Os critérios para as devoluções são:

 

Justificativa

Reembolso

Mediante a comprovação de duplicidade de pagamento do valor de inscrição

100% do valor pago

Desistência por adoecimento comprovado por atestado médico

80% do valor pago

Desistência sem justificativa

50% do valor pago

 

 

Submissão de trabalhos: até 30/04/2019

  1. SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1.1. A submissão do estudo científico pode ser realizada sem a efetivação da inscrição no evento. O resumo deve ser encaminhado como anexo para o email: jornadagauchaenvelhecimento@gmail.com. No assunto do email deve ser utilizado o termo “Submissão resumo JGE”, e no corpo do texto do email deverá conter o nome completo e CPF do relator do resumo que será inscrito.

1.2 A confecção e retirada do certificado referente à apresentação e exposição do resumo depende da efetivação da inscrição;

1.3 Os estudos científicos deverão ser submetidos no formato de Resumo Simples, em português, inglês ou espanhol, digitados e enviados no formato Word, com 300 a 350 palavras, ou de 2.251 a 2.320 caracteres sem espaços ou 2.669 caracteres com espaços, espaçamento simples entre linhas, na fonte Times New Roman, tamanho de letra 12, margens de 2 cm. O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta. Não é permitida a utilização de gráficos e tabelas no resumo. Os resumos podem ser enviados até dia 20 de maio de 2019, não havendo prorrogação de prazo. Não serão aceitos as inscrições de trabalhos via fax, correio ou de qualquer outra forma que não a descrita neste regulamento. Todos os resumos serão submetidos na modalidade pôster, sem possibilidade de modificação pela comissão científica do evento;

1.4 A confirmação do recebimento da mensagem com o resumo científico será feita de forma automática ao enviá-lo para o endereço eletrônico: jornadagauchaenvelhecimento@gmail.com. O remetente deve certificar-se de ter revisado e anexado o trabalho antes da submissão;.

1.5. A Comissão Científica avaliará os trabalhos uma única vez, não havendo possibilidade de revisão. O não atendimento às instruções poderá resultar na recusa do resumo.

1.6 Divulgação final dos resumos aprovados: 02 de junho de 2019.

 

  1. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS

2.1. Serão aceitos, para apresentação na 4ª Jornada, resumos inéditos, relatos de experiência, estudos de caso e revisões da literatura;

Para os estudos originais, faz-se necessário o parecer do Comitê de Ética e Pesquisa como aprovado e o número deve constar no método do resumo, bem como na apresentação (pôster) do mesmo;

2.2. Serão aceitos até dois resumos por autor, havendo limitação de seis (6) autores por trabalho, incluindo o relator. Apenas o relator deve ter efetivação da inscrição para a emissão do certificado referente à apresentação do resumo. Ou seja, cada trabalho inscrito deverá estar vinculado a uma (1) inscrição e ao CPF correspondente;

2.3. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação), bem como as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es). A revisão linguística de ortografia, gramática etc. do trabalho deverá ser previamente realizada pelos autores;

2.4. Os estudos científicos deverão ser encaminhados na forma de Resumo com limite de 300 a 350 palavras e/ou em caracteres como descrito anteriormente no item 1.3 (palavras e/ou caracteres são contados no corpo do resumo, excluindo às referências);

2.5. Os resumos integrarão os Anais do evento e serão disponibilizados no site da ABEn-RS.

2.6. O texto deverá ser organizado no formato para folha de papel A4 (210 x 297 mm), com margens superior, esquerda, inferior e direita de 2 cm;

2.7. É obrigatório o uso dos Descritores em Ciências da Saúde (DECS) como palavras-chave (mínimo três e máximo cinco)  e referências no formato Vancouver;

2.8. O título do trabalho deverá ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito e  conter no máximo 15 palavras. Deve-se deixar um espaço e acrescentar, em seguida, por extenso, em letras minúsculas, o(s) nome(s) completo(s) do(s) componente(s) da equipe de trabalho. Os nomes dos autores devem estar em minúsculas, separados por ponto e vírgula, centralizados abaixo do título, sem negrito. O nome do relator sublinhado, sendo as informações dos autores, como nome da Instituição e e-mail, especificadas como Nota de Rodapé;

2.9. As figuras (quadros, tabelas, ilustrações e fotos) não poderão ser inseridas nos resumos, cabendo as mesmas somente na apresentação-pôster);

2.10 As referências devem ser compostas por publicações científicas dos últimos 5 anos, com ressalvas a clássicos da literatura.

2.11 O resumo deve conter: Título, Autores: nome completo, instituição de origem e e-mail, Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões, Descritores e Referências. A ausência, de algum desses elementos, implicará na recusa do resumo.

 

  1. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

3.1. Os trabalhos devem apresentar as seguintes dimensões: Altura – 90 cm e largura – 60 cm;

3.2. O pôster deverá contemplar os seguintes tópicos em ordem:

  • Título do trabalho;
  • Nome dos autores, por extenso (abaixo do título). Cada um deverá ter sua situação/titulação/cidade/instituição especificadas. O relator deverá ter seu nome sublinhado e inserir o e-mail para contato;
  • Introdução (a importância do assunto deve ser destacada resumidamente), no último parágrafo descrever o Objetivo;
  • Método (expor resumidamente o método ou a forma de abordagem da pesquisa. Em caso de relato de experiência – descrever como ela foi realizada);
  • Resultados e Discussão (opcional junto ou separado);
  • Conclusão (indicar os principais resultados obtidos, em resposta aos objetivos propostos);
  • Palavras-chaves ou descritores: recomendamos a utilização dos termos DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), disponível em: decs.bvs.br
  • Referências (sugere-se no máximo 5) no formato Vancouver;
  • Agradecimentos (opcional);
  • Fonte financeira (opcional);

3.3. O texto do pôster deve ser legível à distância mínima de 1,00 metro;

3.4. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público;

3.5. O pôster deverá ser fixado pelo(s) autor(es), 10 minutos antes do início de cada turno, e retirado após o término do horário estipulado para a apresentação e avaliação.

3.6. O(s) autor(es) deverá(ão) apresentar o trabalho de acordo com a data estipulada pela Comissão Científica. Não será permitida a troca da data de apresentação. 

3.7. É obrigatório que:

  • Pelo menos um dos autores do trabalho permaneça junto ao pôster, durante o tempo da apresentação, para explicitar os resultados do seu estudo aos interessados;
  • O pôster tenha corda/cordão para ser pendurado na parede. Não será permitida a fixação com fitas adesivas ou similares;
  • O título e objetivo do trabalho no pôster sejam idênticos ao do resumo submetido ao evento.

 

  1. BANCA EXAMINADORA

 4.1 A avaliação e seleção dos resumos pela banca para a apresentação na modalidade pôster será realizada por dois revisores de forma independente, conforme os itens listado abaixo:

  • Estar de acordo com os critérios de normalização e formatação descritas nos itens 1 e 2 deste regulamento;
  • Ter no máximo seis (06) autores, incluindo o relator;
  • Estar de acordo com as regras gramaticais da língua portuguesa que determinam a escrita correta das palavras, respeitando a concordância verbal e gramatical, as regras que estabelecem a grafia correta das palavras e o uso de sinais de pontuação e ortografia;

4.2 A avaliação na apresentação do pôster será realizada por um (1) revisor de forma independente, conforme os itens listado abaixo:

  • Estar de acordo com os critérios de normalização e formatação descritas nos itens 1 e 2 deste regulamento;

4.3 Critérios de avaliação e seleção dos resumos pela banca para premiação:

  • Atingir no mínimo nota 9 no item 4.1;
  • Atingir no mínimo nota 9 no item 4.2;
  • O premiado deverá ter melhores notas entre os avaliadores (2 avaliadores pelo resumo escrito e 1 pelo apresentado);
  • A melhor nota receberá um certificado como prêmio.

 

  1. CERTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1. Os trabalhos apresentados serão certificados;

5.2. Será entregue um (1) certificado por trabalho, contendo o nome de todos os autores, incluindo o relator. A responsabilidade referente ao nome dos autores será exclusivamente do autor que submeteu os resumos;

5.3. Os certificados serão disponibilizados por e-mail a partir de 30 dias úteis após o evento. No caso de não recebimento, entrar em contato via e-mail: jornadagauchaenvelhecimento@gmail.com.

 

                         Comissão Científica

 

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Ficha de Inscrição 4ª JGE 2019