Associação Brasileira de Enfermagem

PROGRAMA DE MONITORIA PARA ESTUDANTES

EDITAL 01/2018

 

 

DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM – SEÇÃO – RIO GRANDE DO SUL.

 

A Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Seção RS, Gestão 2016-2019, no uso de suas atribuições legais torna público o presente edital em que estão contidas as normas que servirão de orientação para o processo de seleção de discentes que estão matriculados e cursando regularmente curso de Graduação em Enfermagem de Instituições de Ensino Superior para exercer monitoria na modalidade (NÃO REMUNERADA) em Departamentos científicos da Associação Brasileira de Enfermagem, seção/RS.

1 – Dos objetivos da monitoria

A monitoria é uma modalidade de aprendizagem que contribui para a formação integral do aluno que busca nas atividades de pesquisa, extensão e educação dos cursos de formação profissional de nível superior, Bacharelado de Enfermagem.

O Programa de monitoria voluntária oferecido visa:

  1. a) proporcionar aos estudantes espaço para sua integração, envolvimento e aprendizagem em aspectos científico, cultural, social e ético da profissão;
  2. b) oferecer a oportunidade de inserção precoce de alunos na respectiva instituição científica da Profissão;
  3. c) servir aos estudantes como ambiente de construção do conhecimento e aprendizagem em sua trajetória de formação.

2 – Das vagas

Serão oferecidas 04 vagas a alunos matriculados em cursos de formação em nível superior graduação em enfermagem (Bacharelado).

3 – Do período de inscrições e vigência da atividade

As inscrições deverão ser realizadas no período de 27 de agosto a 10 de setembro de 2018 pelo e-mail: aben-rs@abennacional.org.br, após preenchimento envie ficha de inscrição (Anexo 01).

A vigência das atividades de monitoria corresponde ao período relativo ao segundo semestre de 2018, podendo ser prorrogado por mais um semestre, mediante decisão da Presidência e assinatura de Termo de Monitoria.

4- Dos requisitos para participar do processo seletivo

4.1 Estar devidamente matriculado em Curso de Graduação em Enfermagem em Instituições de Ensino Superior em cursos de Enfermagem do Rio Grande do Sul;

4.2 Apresentar disponibilidade de tempo conforme carga horária mínima estipulada semanalmente;

4.3 Apresentar currículo Lattes para avaliação em etapas do processo seletivo;

4.4 Entregar Carta de Intenções, discorrendo sobre os motivos pelos quais pleiteia a vaga (Anexo 2);

  1. e) Entregar documentos pessoais conforme descrito no formulário de inscrição, no dia da entrevista na ABEn-RS.

5 – Das etapas e do cronograma do processo seletivo

O processo seletivo para monitoria voluntária será realizado na Sede da ABEn/RS, endereço: Av. Venâncio Aires, 1191/142 e composto das seguintes etapas:

ETAPAS

PERIODO

Inscrições

27 de agosto a 10 de setembro de 2018

Análise dos Currículos e das cartas de intenção

 

13, 14 de setembro das 14h00 -17h00

Entrevistas e entrega dos documentos

13, 14 de setembro das 14h00 -17h00

Divulgação dos resultados

14 de setembro de 2018 – 18 h00

Assinatura do Termo de Monitoria

16 de setembro de 2018 14h30-17h00

 

6 – Da seleção e classificação

O critério de seleção e classificação dos candidatos à monitoria levará em conta as etapas do processo seletivo (avaliação do currículo, carta de intenção e disponibilidade do aluno). Os candidatos aprovados serão anunciados por ordem de classificação no site da ABEn/RS e por comunicação individual aos candidatos. A entrevista individual será realizada por dois profissionais da Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem, conforme agendamento prévio e comunicação ao discente.

6 – Das atribuições básicas do monitor em atividade na ABEn/RS

6.1 – São atribuições do monitor:

– Auxiliar a Direção geral nas atividades administrativas da ABEn/RS;

– Prestar atendimento individual a alunos, profissionais e demais pessoas que buscarem informações e atividades na ABEn/RS;

– Auxiliar a secretaria administrativa conforme demanda;

– Acompanhar a Direção da Entidade em eventos conforme agenda e disponibilidade;

– Participar de atividades de extensão, pesquisa e educação desenvolvidas pela Associação;

6.2 – É vedado ao aluno monitor:

– Exercer a monitoria no seu horário de aula;

– Falar as atividades sem justificativa;

– Manter sigilo ético profissional das atividades executadas.

7 – Da Modalidade da atividade

Os monitores selecionados exercerão as atividades na modalidade de monitoria voluntaria, ou seja, não terão remuneração financeira por suas atividades, sendo fornecido certificado no final da monitoria, contendo o período de duração, carga horária e relação das atividades realizadas.

OBS: a atividade de monitoria não ocasiona vínculo empregatício ao final do período definido.

8 – Da carga horária

A carga horária mínima para monitoria é de 04 (quatro) horas/aula semanais e a máxima de 12 horas semanais. As monitorias deverão ser distribuídas da seguinte forma:

Nos três departamentos científicos: de Enfermagem Gerontológica, Atenção Primária em Saúde e Gestão em Enfermagem (serviços de Enfermagem).

9 – Dos certificados

Serão fornecidos certificados de monitoria pela Associação Brasileira de Enfermagem/Seção Rio Grande do Sul, com o total da carga horária realizada no semestre, mediante comprovação e acompanhamento em ficha individual de atividade.

 O monitor selecionado deverá ter 90% de frequência nas atividades propostas e deverá cumprir com as tarefas previamente determinadas.

10 – Disposições gerais

Presidente da ABEN-RS poderá, a seu critério, e em atendimento aos interesses dos Departamentos Científicos da Instituição, prorrogar os prazos estabelecidos para a inscrição; adiamento do processo seletivo e divulgação de resultados, como, quando necessário, expedirá instruções, orientações e procedimentos complementares relativos ao Processo Seletivo.

O ato de inscrição do candidato importará no conhecimento e aceitação total dos critérios e regras estabelecidas neste Edital, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

Os casos não previstos neste Edital serão resolvidos pela Diretoria da ABEn-RS em reunião geral da Diretoria.

Maiores informações, assim como normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se a disposição dos interessados na Sede da ABEn/RS.

Porto Alegre, 24 de agosto de 2018.

Iride Cristofoli Caberlon – COREn/RS 2487

Presidente da ABEN/RS

Gestão 2016-2019

SOLICITE SEU FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DIRETAMENTE NA ABEN-RS