Associação Brasileira de Enfermagem

NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

O Departamento de Atenção Primária da ASSOCIAÇÃO Brasileira de Enfermagem seção Rio Grande do Sul (ABEn–RS) vem por meio deste esclarecer à população em relação a nota pública expedida pelo CREMERS em 08/08/18 em veículos de comunicação com o título “Saúde de segunda classe para crianças?”.

O DAPS ABEN-RS entende que a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, ao fomentar a criação de Protocolos para serem utilizados pela Enfermagem no cotidiano de trabalho das unidades de saúde, está perfeitamente alinhada aos preceitos atualmente recomendadospela Organização Mundial de Saúde, Organização Pan-americana de Saúde e pela Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde.

Os Enfermeiros são profissionais com formação de nível superior com capacitação para atuar com qualidade na atenção à saúde das crianças e a consulta de enfermagem é um preceito legal garantido pela lei  7498/86, que regula o exercício profissional no País.

O trabalho dos enfermeiros nos sistemas de saúde mais avançados do mundo (Inglaterra, Canadá, entre outros), bem como estudos nacionais e internacionais evidenciam os benefícios da consulta de enfermagem para a saúde da população em todo seu ciclo vital. Portanto, a população pode ficar tranquila, pois a assistência de enfermagem realizada pelos Enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, bem como em inúmeros outros munícipios brasileiros é de qualidade, com responsabilidade e respeito aos usuários.

Porto Alegre, 10 de agosto de 2018

ABENCRIANCAS